“Só um canta de galo, o resto é...?” "Frango”, respondia a plateia eufórica à pergunta do MC Criolo Doido, mediador da Rinha dos MCs, que foi realizada neste último sábado, 26, na Comunidade Cultural Quilombaque, no bairro de Perus, na zona norte da cidade.

 
DJ Dandan e MC Criolo Doido

O duelo mais “sangrento” (modo como é classificado um bom desafio de rimas) foi entre os MCs Mamute e ItalB. Mamute é integrante do grupo Nuscorre e já foi vice-campeão da Liga dos MCs de 2010. Já ItalB, 25, morou fora do país por mais de dez anos e voltou para o Brasil há sete meses. Os dois traziam experiências diferentes na bagagem, mas, como diz o jargão, apenas um canta de galo. Mamute saiu vitorioso e muito aplaudido. Mas foi ItalB que ganhou o maior elogio da competição: “nos cinco anos que fazemos isso aqui, é a primeira vez que vejo um cara rimar com tanto estilo”, comentou o MC Criolo Doido.

 
MC Phanton e Mola (Boca do Lixo)

Ítalo Bispo gosta de ser chamado de ItalB, pois diz que essa é a pronúncia certa na língua que originou seu nome. Ele explica que na Guiana, onde morou nos últimos anos, todo mundo faz rima. “Lá se faz rima de tudo. Até a dona de casa lavando louça faz rima”.

 
Mc Phanton

Porém, antes mesmo da rinha começar, a plateia já dançava e cantava ao som dos MCs  Phanton, Mola e Ras Dartanhan, da Banca Boca do Lixo, além de outros convidados. A pick-up, comandada pelos DJs DanDan e Klevinho também não deixou a desejar, formando o casamento perfeito entre o som dos MCs mais batidas instigantes, resultando o ritmo “dance house” (uma mistura de hip-hop com reggae, muito influenciada por ritmos jamaicanos).

 
Ras Dartanhan

Para Phantom “a rinha é um selo que auxilia a divulgação de novos MCs, que não possuem espaço dentro do movimento hip hop ainda, auxiliando-os a mostrar seu trabalho para o público”, explica.

 
Grupo de Rap Gospel Filhos de Leon

A Banca Boca do Lixo abriu espaço também para os “Filhos de Leon”, grupo de rap gospel que trata de assuntos bíblicos por meio de diferentes rimas. “Rei dos reis, senhor da unção, Jesus é quem me guia, poderoso chefão”, vibrava a plateia, mostrando que o movimento hip hop é aberto a diferentes temas. Houve, ainda, uma roda improvisada de break.

 
Grupo de Rap Gospel Filhos de Leon

Era a primeira vez que Naiara Ribeiro, moradora do bairro Jaraguá, vinha para a Quilombaque, mas disse que sempre frequentou a Rinha dos MCs. “O foco é a periferia. Com isso aqui, estão criando um rito”, comentou.

 
Breakdance

“Foi demais”, repetia o MC Criolo Doido, um dos idealizadores da rinha, que tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 
Breakdance


FONTE: http://mural.folha.blog.uol.com.br/arch2011-02-27_2011-03-05.html#2011_03-01_15_20_22-154875123-26