3 de julho de 2011

PROFESSOR DA UFMA É ACUSADO DE RACISMO


ufma
CARTA ABAIXO ASSINADO.
Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que "tirou uma péssima nota"; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria "voltar à África" e que deveria "clarear a sua cor";em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição "está tudo errado" e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão "no cu"; disse que o colega é péssimo aluno por que "somos de mundos diferentes" e que "aqui diferente da África somos civilizados" inclusive perguntando "com quantas onças já brigou na África?". Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.
Cristina Miranda
Coordenadora do CEN/MA
VAMOS CONTRIBUIR COM O ABAIXO-ASSINADO:  http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=UFMA2011

UFMA: Professor acusado de racismo pede desculpas


O professor do Curso de Engenharia Química da UFMA, José Cloves Saraiva, acusado de se referir com termos racistas ao estudante nigeriano Nuhu Ayuba, 21 anos, conforme relatado em post abaixo ou aqui, encaminhou nota ao blog se retratando publicamente das declarações.
Cloves-e-Ayuba
Professor Cloves Saraiva e o aluno Nuhu Ayuba. Foto: G. Ferreira/JP
Segundo os colegas de Ayuba, Saraiva humilha o estudante "bradando em voz alta que tirou uma péssima nota", dizendo que "deveria voltar à África" e "clarear sua cor". Tem dito ainda que Ayuba é péssimo aluno "porque somos de mundos diferentes e aqui, diferente da África, somos civilizados".
O professor diz que houve interpretação "certamente dúbia" de suas palavras por parte do estudante. Leia:
RETRATAÇÃO PÚBLICA
José Cloves Verde Saraiva, professor associado III da UFMA, vem mui respeitosamente pedir desculpas públicas à interpretação, certamente dúbia, do aluno nigeriano NUHU AYUBA, que durante as aulas de Cálculo Vetorial, no curso de Engenharia Química da UFMA, sentiu-se ofendido, e vem esclarecer este engano nos três itens seguintes:
1. Ao perguntar o seu nome não houve qualquer sentido jocoso, visto que sua pronúncia no seu idioma induz isto no nosso e que foi esclarecida por ele mesmo como o equivalente deste a NOÉ JOSUÉ.
2. Em conversa particular, referir-me ao Prêmio Nobel Nigeriano W.Soyinka sobre a frase "UM TIGRE NÃO DEFINE TIGRITUDE. UM TIGRE SALTA!" Quando me referi aos LEÕES AFRICANOS, que nas dificuldades de todo estrangeiro para o entendimento subjetivo de acusações preconceituais, esta não induz isso, pois sou também de cor parda, assim como os meus familiares, e durante toda minha existência jamais proferiria tal insulto, principalmente para aluno.
3. Já referir-me em classe que "ser universitário é muita responsabilidade" e é costume dos alunos novatos (calouros) usarem as dependências da universidade para outros fins fora do contexto educacional. Reclamei a você e aos outros colegas que não compareciam às aulas, nem fizeram os exercícios e, principalmente você, não compareceu ao PRÉ-TESTE e nem fez a sua 1ª Avaliação, além disso, não fez o PRÉ-TESTE da 2ª Avaliação, nem as suas notas de aula no caderno desta disciplina foram escritas e apresentadas até hoje. É lamentável! Faço o meu dever de professor cobrando o bom entendimento da disciplina, tendo formado excelentes alunos durante todo esse tempo, veja que a maioria dos seus colegas de classe cumpriram seus deveres e a turma passada não teve problemas deste tipo. Embora sabendo que você tem suas dificuldades naturais, como qualquer estrangeiro, deveria pelo menos se explicar, evitando interpretações errôneas sobre o seu atual comportamento como estudante da UFMA.


Um comentário:

  1. Olá! sou Jr Borges, editor do Renajune.blogspot.com, a Rede Nacional da Juventude Negra. Estou aqui para te convidar a integrar a nossa Rede. Objetivamos a interpromoção dos blogs da juventude afro-descendente brasileira. Promovemos blogs, vídeos, imagens e textos, e nos interessamos em tornar publico os multifacetados pensamentos da nossa juventude.

    Para que possa participar da nossa Rede, você precisa dar um passo simples. Envie um e-mail para Dalua_b@hotmail.com , com as seguintes informações:

    - E-mail com a conta no blogger.com (ou qualquer conta Google).

    - O seu Twitter, facebook, MSN, Orkut, etc.

    - O endereço do seu blog.

    - Uma foto sua que servirá de link para o seu blog.

    - Um pequeno texto sobre você.

    - E um texto para a sua postagem inicial.

    Ah, e divulgue a nossa Rede!

    ResponderExcluir